sábado, 11 de junho de 2011

Alimentos e Nutrientes

ALIMENTOS E NUTRIENTES

ALIMENTOS
Os alimentos são constituídos por substâncias químicas. Algumas dessas substâncias, são essenciais para o nosso desenvolvimento, essas substâncias são conhecidas como nutrientes.  É, dos alimentos, que provém a energia que utilizamos para pensar, andar, falar, entre outras coisas. Além disso, muitos alimentos fortalecem nossa imunidade, e até mesmo nos protegem de algumas doenças.

NUTRIENTES
                São substâncias essências que podem ser absorvidas de acordo com a necessidade do nosso organismo.  Eles apresentam diversas classificações, e cada um deles desempenha funções diferentes.
*      CARBOIDRATOS
Tem como principal função, o fornecimento de  energia.  Veja alguns tipos de carboidratos:
o   Glicose e Frutose- encontradas nas frutas e no mel;
o   Sacarose- encontrada na cana-de-açúcar e na beterraba;
o   Amido-  encontrado m sementes, frutas, raízes, cale dos vegetais e em alimentos feitos com farinha de trigo.

*      LIPÍDOS-  Gorduras e óleos
São uma importante reserva de energia, protegem nossos órgãos e controla a temperatura corpórea. Existem dois tipos de gorduras:
o   Gorduras saturadas- estão presentes em alimentos de origem animal e em alguns óleos vegetais;
o   Gorduras insaturadas- estão presentes na maioria dos óleos vegetais e nos peixes

*      PROTEÍNAS
São substâncias que fazem parte da estrutura de células e tecidos, de anticorpos e de vários hormônios. Algumas proteínas especiais são importantes em muitos processos metabólicos (digestão, respiração, etc.)  As proteínas são formadas por aminoácidos. Existem diversos tipos de aminoácidos e precisamos de todos eles.





*      SAIS MINERAIS
Estão presentes no nosso corpo em pequena quantidade, mas são muito importantes. Eles fazem parte da constituição de alguns tecidos e ajudam a regular o metabolismo. A carência ou excesso de algum sal mineral pode causar complicações ao nosso organismo como anemia( carência de sais de ferro). Os sais minerais são encontrados principalmente em verduras frutas e frutos do mar.

*      VITAMINAS
AS vitaminas desempenham importantes funções biológicas, como a regulação dos diversos  processos metabólicos que ocorrem no nosso organismo.


FUNÇÕES DE VITAMINAS E SAIS MINERAIS


COAGULAÇÂO SANGUÍNEA
FORMAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE CÉLULAS DO SANGUE

DENTES SAUDÁVEIS

OLHOS
SAUDÁVEIS
 Vitamina k
Cálcio
Ferro
Vitaminas B6 e B12
Vitamina E
Ácido fólico
Cobre
Ferro
Cobalto

Vitaminas C e D
Cálcio
Fósforo
Flúor
Magnésio
Boro
Vitamina A
Zinco
PELE E PELOS SAUDÁVEIS
FUNCIONAMENTO DO CORAÇÃO
FORMAÇÃO DOS OSSOS
FUNCIONAMENTO DE MÚSCULOS
Vitaminas A, B2, B3, B6, B12
Biotina
Enxofre
Zinco
Vitaminas B1, D
Inositol
Cálcio
Potássio
Magnésio
Selênio
Sódio
Cobre
Vitaminas A, C e D
Flúor
Cálcio
Cobre
Fósforo
Magnésio
Boro

Vitaminas B1, B6, B12 e E
Biotina
Cálcio
Potássio
Sódio
Magnésio




*      ÁGUA
A água é muito importante.  Todos os dias o nosso corpo elimina muita água  e a água eliminada deve ser reposta para que o nosso organismo continue funcionando corretamente .
A água dissolve substâncias que participam de reações metabólica;, transporta substâncias; participa de processos fisiológicos essenciais; lubrifica articulações; contribui para a regulação da temperatura corporal.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma alimentação saudável oferece ao organismo a quantidade adequada de nutrientes que ele necessita para ter um bom funcionamento.  Para  termos uma alimentação saudável, ou seja, balanceada, podemos observar a pirâmide alimentar. Nela os alimentos foram divididos em grupos de acordo com os nutrientes que os compõem e quantidade que deve ser ingerida pelo ser humano diariamente.
PIRÂMIDE ALIMENTAR





                Além de uma alimentação saudável, devemos também praticar exercícios físicos e controlar o nosso peso.

CUIDADOS COM OS ALIMENTOS
                               Procure cultivar o maior número de alimentos em casa e sem venenos, pois os alimentos encontrados em supermercados, por exemplo, geralmente contém grande quantidade de agrotóxicos,  o que pode ocasionar uma intoxicação alimentar.  Esses alimentos de supermercados, também põem ser mal conservado, o que pode ocasionar uma infecção alimentar(  Exemplo de doença causada por infecção alimentar:  Salmonelose).
                Também podemos ser contaminados se não tivermos uma higiene adequada na hora das refeições.
o   COMO DEVEMOS ESCOLHER OS ALIMENTOS
Devemos prestar atenção em alguns fatores que influenciam no valor nutritivo dos alimentos. Entre eles podemos citar: a data da colheita ou fabricação, a forma de conservação, condições  da embalagem,  alteração da cor característica, alterações na consistência...

o   CONCERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
Existem métodos para conservar alguns alimentos por mais tempo e evitar a sua conservação por microrganismos que possam causar  doenças . Veja alguns desses métodos:
*      Refrigeração e congelamento
*      Pasteurização
*      Desidratação
*      Conservantes alimentares químicos
               


 Isabela T. Müller

9 comentários: